cena da série Bebê Rena da Netflix

Bebê Rena: a verdadeira história por trás da série da Netflix

Tudo que você precisa saber sobre a história de Richard Gadd e a verdadeira Martha Scott

Bebê Rena (Baby Reindeer) é daquelas séries que te fazem refletir profundamente e por dias a fio sobre o que há por trás do comportamento dos seres humanos.

A nova minissérie da Netflix mostra o comediante Richard Gadd a transformar suas experiências com uma perseguidora, em uma temporada de oito episódios, explorando sua própria culpabilidade como também as falhas cometidas pela polícia, que não o apoiou.

Além disso, a série acontece em meio às notícias de que a Polícia Metropolitana do Reino Unido relatou um “aumento acentuado” no número de casos de perseguição, e o Gabinete de Estatísticas Nacionais, estima que 2,5 milhões de pessoas sofrem perseguição, todos os anos, apenas na Inglaterra e no País de Gales.

Então, até que ponto Bebê Rena da Netflix é uma história verdadeira? Aqui está tudo que você precisa saber sobre a história de Gadd e a verdadeira Martha Scott.

Sobre o que é a nova série

Reprodução

Donny Dunn, o personagem interpretado por (Gadd), desenvolve um relacionamento distorcido e complicado com uma mulher chamada Martha (Jessica Gunning), após conhecê-la no bar onde ele trabalha. Embora ela pareça amigável, seu comportamento se transforma completamente em perseguição – na realidade e nas redes sociais. O que começa como um ato de bondade, logo se torna algo muito mais sinistro para ambos.

Embora o show explore o lado ruim da história de Gadd, há também alguma comédia. Afinal, ele é um comediante! Gadd foi muito aberto sobre o fato de ter sido perseguido durante quatro anos por uma mulher que o chamou de “Bebê Rena”.

Aparentemente, ela o seguia constantemente em seus shows de comédia e até aparecia na casa dele. Ela enviou a Gadd impressionantes 41.071 e-mails, 350 horas de correio de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook e 106 páginas de cartas. Ela também enviou uma série de presentes um tanto sinistros – pílulas para dormir, um chapéu de lã, cuecas samba-canção novas e um brinquedo de rena.

Como o comediante explicou ao The Times do Reino Unido, seus amigos inicialmente não pensaram nada a respeito. “No começo, todos no pub acharam engraçado eu ter uma admiradora”, disse. “Aí ela começou a invadir minha vida, me seguindo, aparecendo nos meus shows, esperando do lado de fora da minha casa, enviando milhares de mensagens de voz e e-mails.”

Apesar da minissérie ser baseada na realidade de Gadd, o ator revelou que aumentou a tensão e o suspense. “A sensação que você tem quando é assediado é a de tédio e frustração implacáveis”, disse. “Eu não queria que o público sentisse isso.”

Com base nesta experiência, Gadd disse que queria criar algo para contar a sua história e representar a perseguição de uma forma diferente – particularmente como está enraizada na doença mental.

“Stalking na televisão tende a ser muito sexual. Tem uma mística. É alguém que está num beco escuro. É alguém que é muito sexy, muito normal, mas depois fica estranho aos poucos”, disse Gadd em entrevista ao Tudum da Netflix.

“Mas perseguir é uma doença mental. Eu realmente queria mostrar as camadas da perseguição com uma qualidade humana, que eu nunca tinha visto na televisão antes. É uma história de perseguidor que virou de cabeça para baixo.”

O ator de Bebê Rena acrescentou que não queria escrever uma “narrativa de vítima” para seu personagem. “Acho que a arte é muito interessante, quando você não sabe de quem está do lado. Eu queria que fosse em camadas e capturasse a experiência humana. A experiência humana é que as pessoas são boas, mas têm algumas coisas ruins e cometem erros.”

Quer saber mais sobre Bebê Rena? Assista ao trailer oficial:

Elaine Rogrigues Vale
Elaine Rogrigues Vale
Artigos: 35