Tudo que sabemos sobre o filme "Oppenheimer"

Tudo sobre “Oppenheimer”, filme de Christopher Nolan

Filme estreia em julho nos cinemas brasileiros

A tão esperada estreia do novo filme de Christopher Nolan, “Oppenheimer”, tem cativado os críticos internacionais como nunca. O longa chega aos cinemas no próximo dia 20 de julho, ao lado de Barbie, trazendo altas expectativas.

Além de retratar a história do ‘pai’ da primeira bomba atômica no Projeto Manhattan, detonada no Novo México em 1945, o filme apresenta um elenco de peso.

Estrelado por Cillian Murphy, Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Gary Oldman, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Dane DeHaan, Jason Clarke e Casey Affleck, “Oppenheimer” é o 12º filme de Christopher Nolan e promete ser aclamado como uma das melhores estreias no cinema de 2023.

“Oppenheimer”: tudo que sabemos sobre o filme de Christopher Nolan

Confira mais detalhes sobre “Oppenheimer”

Inovação Cinematográfica: Cenas Reais e Sem CGI

Christopher Nolan é conhecido por ser um grande fã da forma clássica de gravar filmes, buscando tomadas “reais” com o mínimo de tecnologia digital. Em “Oppenheimer”, ele mantém esse compromisso com a autenticidade, pois todas as três horas do filme foram gravadas sem o uso de CGI. O diretor revelou em entrevista ao portal Collider que recriou de fato o Teste Trinity (o primeiro teste nuclear do Projeto Manhattan) com o apoio de cientistas, que inclusive aparecem como figurantes no filme. Tudo isso foi feito com efeitos práticos para garantir a máxima fidelidade à realidade.

Abordando Temas Sensíveis: Nudez e Relacionamentos Intensos

Devido ao seu conteúdo denso e cenas de violência explícita, “Oppenheimer” recebeu classificação indicativa para maiores de 18 anos no Brasil. Uma das razões para essa classificação foi a inclusão de uma cena longa de nudez entre Cillian Murphy (Oppenheimer) e Florence Pugh (Jean Tatlock).

Em entrevista à revista Wired, Nolan destacou que o relacionamento entre os personagens será essencial para o enredo. Além das cenas de sexo, haverá momentos sensíveis entre Cillian Murphy e Emily Blunt (Kitty), que interpreta a esposa do ‘pai’ da bomba atômica.

O Melhor Papel de Robert Downey Jr.

Além de contar com uma história cativante — o livro no qual o filme se baseia é vencedor do Prêmio Pulitzer —, um dos grandes destaques de “Oppenheimer” é o elenco composto por grandes nomes de Hollywood. Segundo os próprios atores, esse pode ser um dos melhores filmes de suas carreiras.

Em entrevista à Indiewire, o ator Robert Downey Jr. afirmou que esse é o melhor papel de toda a sua carreira. “Só vou dizer isso: este é o melhor filme em que já atuei. E mal posso esperar para que todos vocês o experimentem”, declarou ele.

O ator interpretará Lewis Strauss, ex-presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA, um dos antagonistas do filme.

Duração Épica: O Filme Mais Longo de Nolan

Uma das características marcantes das produções de Nolan é a relação com o tempo, tanto dentro das narrativas quanto na duração dos filmes. Em “Oppenheimer”, o diretor traz mais uma novidade para sua carreira: o filme terá duas horas e 49 minutos de duração.

Um Toque Artístico: Cenas Coloridas e em Preto e Branco

Em busca de um roteiro mais objetivo, Christopher Nolan afirmou em entrevista à Total Film que “Oppenheimer” terá cenas coloridas e em preto e branco, adicionando um toque artístico ao filme.

Explorando a Vida do ‘Pai’ da Bomba Atômica

“Oppenheimer” é o 12º filme de Christopher Nolan, trazendo a história de J. Robert Oppenheimer, o físico conhecido como o ‘pai’ da bomba atômica. Responsável pela criação do Projeto Manhattan, que resultou na explosão nuclear de 1945, no Novo México.

A trama é baseada na biografia “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, escrita por Kai Bird e Martin Sherwin, publicada em 2006 e vencedora do Prêmio Pulitzer.

Assista ao trailer do filme:

Data de Estreia e Classificação Indicativa

O filme “Oppenheimer” estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho e recebeu classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Elaine Rogrigues Vale
Elaine Rogrigues Vale
Artigos: 35